Quem faz

O consultor Manuel Aguiar é graduado em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Pernambuco, Mestre em Gestão Pública pela Universidade Federal de Pernambuco, coordenador da área acadêmica do Instituto de Cegos Antônio Pessoa de Queiroz (IAPQ) e integrante do Instituto da Gestão (INTG) e da Rede Gestão. Presidiu o Conselho Estadual de Defesa de Direitos das Pessoas Portadoras de Deficiência (Coned), em Pernambuco, e foi membro do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), além dos Conselhos Estaduais de Saúde (Ces) e de Assistência Social (Ceas).

Foi coordenador da Comissão Científica do I Congresso Brasileiro das Pessoas Deficientes (1981), um dos fundadores da Associação Pernambucana de Cegos (Apec, 1983) e o primeiro presidente da instituição. Foi vice-presidente para o Nordeste da Federação Brasileira de Entidades de Cegos (Febec) e um dos idealizadores do Movimento pela Emancipação Social das Pessoas Portadoras de Deficiência (Mepes) de Pernambuco (1983). Atuou como programador de computação e analista de sistemas da Chesf, onde foi um dos idealizadores do Grupo de Apoio à Pessoa Portadora de Deficiência (GAPPD) e integrou o Comitê Intersetorial de Responsabilidade Social. Na Fachesf, foi assessor da Diretoria de Benefícios e gestor da Divisão de Previdência e Assistência Social.

Junto ao Governo do Estado de Pernambuco, coordenou, entre 1997 e 1999, a primeira Pesquisa Censitária de Pessoas com Deficiência. De 2000 a 2007, Manuel Aguiar foi titular da Superintendência Estadual de Apoio às Pessoas com Deficiência (Sead), quando realizou, entre outras ações: oficinas de sensibilização para profissionais da educação, saúde, área social e segurança pública, na perspectiva de apontar práticas que asseguram o direito à diversidade e a inclusão de todos; os primeiros cursos profissionalizantes e seminários sobre empregabilidade dirigidos ao público em questão, nas principais cidades do Estado, com destaque para o I Seminário Nacional sobre Empregabilidade das Pessoas com Deficiência. Implementou ainda a Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, cujo objetivo foi levar a discussão das questões do segmento a cada município de Pernambuco.

Clique aqui e conheça um pouco mais da história de Manuel Aguiar:

Voltar