Na manhã desta terça-feira (20), foi inaugurado o primeiro mapa tátil urbano de sinalização para deficientes visuais do Nordeste, na Casa da Cultura, área central do Recife. O equipamento está fixo no local e pode ser acessado por qualquer passante. Ele compreende partes dos bairros de São José e Santo Antônio.
A iniciativa é da empresa Id Design Inclusivo, idealizadora, em parceria com a Janela Gestão de Projetos, responsável pela produção executiva da ideia. Tudo foi realizado com o incentivo do Funcultura e com apoio de ouras instituições, como a UNINASSAU e a Associação Pernambucana de Cegos (Apec). "Nós fizemos uma visita à Fundação Dorina Nowill para Cegos, em São Paulo, e identificamos a ausência do profissional de design em projetos de acessibilidade. E começamos a pensar em que o design pode contribuir para a acessibilidade”, conta Giovana Caldas, diretora de arte e sócia da Id Design Inclusivo.
INCLUSIVO
O mapa possui várias funções, dentre elas, informar ruas e avenidas próximas à Casa da Cultura, indicar paradas de ônibus e pontos de táxi, serviços, recomendar pontos turísticos do bairro de São José e demonstrar a distância entre os lugares escolhidos pelo público. O equipamento conta ainda com textos em braille e fontes adequadas à baixa visão, auxiliando na escolha de caminhos para chegar a um determinado local. Ele surge como uma maneira de dar continuidade ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, aderido pelo Governo do Estado, em 2012, com o slogan “Viver sem Limites”.
Segundo os idealizadores, um projeto semelhante já está sendo preparado para 2017. Desta vez, o mapa vai mostrar o bairro do Recife e vai contar ainda com uma maquete em 3D da Torre Malakoff, situada na Praça do Arsenal. “Esse lançamento de hoje é a concretização de um sonho. Fazer o discurso da acessibilidade, da inclusão é fácil. Difícil é vê-lo se efetivar”, afirma Manoel Aguiar, consultor em acessibilidade e inclusão do projeto e também deficiente visual.
Fonte: NE10