O Recife deu um importante passo de inclusão e acessibilidade. O projeto Bike Sem Barreiras foi lançado com um bicicletário adaptado para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Três bicicletas preparadas especialmente para os usuários estão à disposição em uma ação inédita, na Praça Edgar Amorim, no bairro da Jaqueira.
A iniciativa pretende inserir bicicletas adaptadas para pessoas com deficiência visual, física, mental ou múltipla de forma inédita. Com isso, os espaços públicos poderão ser inclusivos e palco também da acessibilidade durante as ciclofaixas montadas aos domingos e feriados. O uso dos equipamentos é gratuito.
O projeto será possível através da Uninassau e do Instituto Ser Educacional e tem apoio institucional da Aliança de Mães e Famílias Raras, do Instituto Hands Free e da In Soluções, bem como da Prefeitura do Recife e a Empetur através da Secretaria Estadual de Turismo.
Os detalhes serão apresentados na próxima quarta-feira em coletiva de imprensa. A Prefeitura do Recife e a Empetur através da Secretaria Estadual de Turismo também são parceiras do projeto.
Modelos
A bike The Duet carrega uma pessoa tetraplégica ou com deficiência múltipla com até 120 quilos. Trata-se de um produto importado que custa mais de 5 mil dólares. No espaço, também será montada a Tenda de Saúde, onde diversos serviços serão disponibilizados para os usuários (aferição de pressão, alongamento, relaxamento, massagem terapêutica, atendimentos fisioterápicos e guias para pedalar com as pessoas com deficiência).
Fonte: Diario de Pernambuco Online