Que tal refletir e discutir sobre os processos educacionais inclusivos? Esse é o objetivo do curso “Reflexões e Práticas de Inclusão: da Reabilitação à Escola”, que será realizado nos próximos dias 23 e 24 de janeiro, das 9h às 18h, no Recife. A capacitação é voltada para terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, pedagogos e psicopedagogos e o investimento é de R$ 350.
Entre os temas que serão abordados na capacitação está a adaptação de material escolar e do currículo pedagógico, além da discussão sobre o processo de ensino-aprendizagem e o debate sobre a necessidade da escola de apoio. Também está no conteúdo programático do curso questões como indicação e o uso das tecnologias para a educação, que são dispositivos que buscam garantir a autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social da pessoa com deficiência.
O conteúdo será ministrado pelo terapeuta ocupacional catarinense, Régis Nepomuceno, criador do aplicativo “Minha Rotina Especial”. A ferramenta organiza as etapas de cada atividade do dia-a-dia que devem ser realizadas pela pessoa com deficiência e dificuldades no desenvolvimento.
As inscrições podem ser realizadas até a próxima quarta-feira (20), através do e-mail contato.pe@inclusaoeficiente.com.br. O evento é uma realização da empresa Inclusão Eficiente - Consultoria e Assessoria em Inclusão e Reabilitação.
O debate sobre o tema voltou à tona com a aprovação da Lei Brasileira da Inclusão da Pessoa com Deficiência (13.146/15), que, entre outras disposições, direciona as escolas em todo País a realizarem as adaptações definidas na legislação para garantir a inclusão efetiva de alunos com deficiência.
- Conteúdo do curso:
. Histórico da Inclusão Escolar
. Leis e direitos da pessoa com deficiência
. Escola pública X Escola particular
. Principais patologias
. Indicação e adaptação de tecnologia assistiva
. Professor titular
. Segundo professor/Professor auxiliar/Tutor/ Monitor: indiferente do nome, qual seu papel?
. Adaptação de material escolar
. Adaptação de Currículo funcional
. Processo de ensino aprendizagem
. Escola de apoio
. Estudos de caso
Fonte: NE10