Notícias

30-06-2015

Acessibilidade em Bibliotecas Públicas

A OSCIP Mais Diferenças começará a partir de 20 de julho a fase de capacitação das equipes das dez bibliotecas participantes do projeto Acessibilidade em Bibliotecas Públicas com a realização de cursos de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

Esta formação atende a uma das demandas identificadas, no ano passado, na etapa de diagnóstico do projeto – momento em que foram realizadas visitas técnicas, reuniões com coordenadores locais, levantamento de dados e entrevistas. Uma das demandas levantadas pelas equipes diz respeito à formação para o trabalho nas bibliotecas em uma perspectiva inclusiva. Além disso, foi apontado que o público com deficiência auditiva e surdez frequenta pouco os espaços e atividades das bibliotecas.

O Curso de LIBRAS Básico terá a carga horária de 40 horas e será ministrado por instrutores surdos. O conteúdo foi desenvolvido levando em conta a realidade e as demandas das bibliotecas públicas.

Segundo Hugo Eiji, responsável por este curso, esta ação é muito importante, pois permite aproximar os profissionais dos espaços públicos às demandas da comunidade surda, por meio da aprendizagem da LIBRAS. Além disso, serão realizadas outras atividades visando estimular a ampliação do público com deficiência auditiva e com surdez. “Esperamos conseguir mobilizar associações, escolas e agentes locais para que se articulem com as bibliotecas, tornando-as espaços onde as culturas surdas possam ser promovidas”, afirma.

Este curso é o primeiro de uma série de atividades de formação que serão promovidas pelo Projeto Acessibilidade em Bibliotecas – iniciativa do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNPB), ligado à Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB), do Ministério da Cultura (MinC), e executado pela Mais Diferenças.

Fonte: http://snbp.culturadigital.br



Voltar