Notícias

15-04-2016

Transporte inclusivo para alunos deficientes

José Gentil, 50, é cadeirante e estuda em uma das turmas de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) da Escola Municipal do Engenho do Meio. Como outros deficientes físicos, José enfrenta dificuldades de locomoção pelas ruas da cidade. “No inverno é pior. Muitas vezes tive que faltar aula porque não podia sair na rua, que estava alagada”, contou. Para resolver este problema de locomoção, a Prefeitura do Recife entregou ontem cinco vans para fazer o transporte dos alunos da rede municipal. 

Agora, a frota de Transporte Especial Inclusivo (TEI), que já contava com 11 micro-ônibus, passa a atender mais 53 estudantes que precisavam do apoio para o transporte. 

Com a nova aquisição, a fila de espera do TEI foi zerada. Todos os alunos que participam do programa têm garantido o translado de ida e volta a todas as aulas e projetos da escola. Para poder integrar o programa, os pais do estudante portador de deficiência deverão solicitar na secretaria da escola do aluno o transporte especial. Uma equipe será enviada para a residência do estudante para fazer uma avaliação para averiguar se há a necessidade do transporte. 

Entre os fatores observados pela equipe estão a localização da residência, que deve ser na mesma Região Político Administrativa (RPA) da escola, além de dificuldade de locomoção ou alguma deficiência que demande locomoção especial, dificuldades de desenvolvimento e inclusão no Benefício de Prestação Continuada (BPC). Os participantes também passam por entrevista social.

De acordo com o secretário da Educação do Recife, Jorge Vieira, os motoristas contratados para dirigir as novas vans receberam um treinamento especial para auxiliar crianças e adolescentes com dificuldades de locomoção, comunicação ou interação social. “Com a entrega das vans, todos os alunos que solicitaram o atendimento pelo TEI e se encaixavam nos critérios agora estão incluídos no serviço. Esse é o maior quantitativo já atendido pela rede municipal de ensino do Recife”, pontuou o secretário. Ainda de acordo com o secretário, o investimento anual destinado aos novos veículos é de R$ 1 milhão.

A rede municipal de ensino atende mais de 3,6 mil estudantes com algum tipo de deficiência. Esses estudantes integram turmas em todos os níveis de ensino promovido pela rede municipal e, em seus contraturnos, realizam atividades de Atendimento Educacional Especializado (AEE) com 254 professores. 

A escola escolhida para sediar a cerimônia de entrega simbólica das novas vans foi a Escola Municipal do Engenho do Meio, que é a unidade de ensino que mais recebe estudantes com algum tipo de deficiência. Durante o evento, alunos de duas turmas fizeram apresentações artísticas, sendo uma delas uma cantata em libras da música Era uma vez, com a presença de um dos alunos deficientes da instituição. Dos 56 estudantes deficientes que frequentam a escola, 15 fazem parte do TEI.

Fonte: Diario de Pernambuco



Voltar