Notícias

20-11-2015

Cidade Inclusiva em debate no Recife

O Recife vai ser, de 24 a 27 de novembro, palco de discussões sobre modelos de planejamento urbano mais inclusivos e o futuro das cidades. A Conferência Internacional Urban Thinkers Campus (UTC) aporta na capital com o objetivo de promover discussões e sistematizá-las para compor a Nova Agenda Urbana, documento da Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Sustentável (Habitat III). Os interessados em participar podem fazer as incrições gratuitamente até quarta-feira (19) no site utc.inciti.org.

"Não é por acaso que esse evento está aqui, Recife é um caldeirão em ebulição e os recifenses estão começando a ter uma visão estratégica sobre a cidade", aponta o arquiteto Roberto Montezuma. Ele faz parte do grupo de pesquisa e inovação para as cidades Inciti, que organiza o encontro. O UTC Recife será a única edição brasileira da Conferência e a expectativa é de receber pelo menos 300 pessoas por dia.

"A cada dia nós vamos ter um rascunho do documento", afirma Montezuma. Ao fim do evento, ele vai estar estruturado para entrar em discussão na Habitat III, marcada para acontecer em Quito, capital do Equador, em 2016. "Os questionamentos vão estar colocados para que possamos pensar nas soluções de forma territorializada", continua. Com o tema Cidades Inclusivas - Jovens e Tecnologias Abertas no Espaço Urbano, a Conferência pensa uma cidade com menos muros, transporte público de qualidade e espaços para uso coletivo.

As vivências e rodas de diálogo vão se concentrar no Bairro do Recife. O evento vai utilizar o espaço do Paço do Frevo, do Paço Alfândega e a sede do Inciti (antigo prédio do Banco Safra), na Rua do Bom Jesus. A abertura será às 19h, na Torre Malakoff, após o credenciamento dos participantes, que começa às 10h. Já a rua Domingos José Martins, via entre as ruas da Guia e do Bom Jesus, será aberta ao público para apresentações culturais.

Fonte: NE10



Voltar